Angola formaliza pedido de adesão à Francofonia - OSVALDO ONE

Breaking News

ads

Hot

Post Top Ad

Your Ad Spot

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Angola formaliza pedido de adesão à Francofonia

  O Executivo angolano oficializou, quarta-feira, em Paris, França, a sua candidatura do país a membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF). O documento foi entregue pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, à directora-geral da OIF, Louise Mushikiwabo.

Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana afirmou que o acto marca a materialização de um desejo expresso publicamente pelo Presidente da Republica, João Lourenço.
Esta intenção, prosseguiu o ministro, baseia-se no facto de que Angola possui relações privilegiadas com países francófonos, além de permitir reforçar a integração com os vizinhos, em particular, e com a comunidade francófona, no geral. Essa medida, ressaltou, tem também o objectivo estratégico da inserção de Angola no concerto das nações.
O ministro angolano está em França desde a manhã de quarta-feira, a convite do homólogo francês, Jean-Yves Le Drian, com quem deverá analisar as relações entre os dois Estados, bem como questões da actualidade internacional.
A intenção de Angola aderir, com o estatuto de observador, à OIF foi apresentada em fins de Maio do ano passado, num encontro que o Presidente João Lourenço teve com o homólogo francês, Emmanuel Macron, no âmbito da visita oficial a França, em que o Chefe de Estado gaulês manifestou o seu apoio.
"Quero reafirmar aqui a vontade de Angola em estreitar cada vez mais as nossas relações. Daí o facto de termos manifestado também o interesse em sermos membros, de alguma forma, como observadores ou membros de pleno direito, da OIF, pelo importante papel que esta organização joga no mundo, mas muito em particular no nosso continente, em África", afirmou, na ocasião, João Lourenço.
"Quero agradecer por ter decidido ter um papel acrescido na Francofonia - você percebe perfeitamente francês - e espero que, no âmbito das ambições para a Francofonia que temos todos, o seu país possa ter o seu lugar pleno", afirmou, por sua vez, Macron.
Angola poderá ser admitida na OIF, em 2020, durante a 19ª Cimeira de Chefes de Estados e de Governo deste bloco, a realizar-se na capital tunisina, Tunis, anunciou, em Julho do ano passado, o embaixador de França acreditado em Luanda, Sylvain Itté.
Em declarações à imprensa, em Luanda, por ocasião da Festa Nacional de França, o diplomata francês precisou que, depois do anúncio público da pretensão angolana de aderir à OIF, “segue-se todo um processo até à formalização da candidatura”.
Infelizmente, lamentou, a decisão das autoridades angolanas, anunciada durante a primeira visita oficial do chefe de Estado angolano a um país europeu, chegava depois da data limite para o depósito das candidaturas para a última Cimeira da OIF, realizada em Outubro do ano passado, em Erevã, na Arménia. “Vamos trabalhar para a próxima Cimeira da OIF, em 2020, que espero que será o momento formal da adesão de Angola”, afirmou Sylvain Itté.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot